A nossa Equipa
Direção
Alexandra Maria Afonso Ribeiro, natural e residente no Porto, casada e mãe de 3 filhos.
Licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa- Escola de Direito do Porto e Mestre em Direito Administrativo pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto. Doutoranda no 3º ano do Doutoramento em Desenvolvimento, Sociedades e Territórios na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro com co-orientação da Universidade Católica Portuguesa- Escola de Direito do Porto e membro integrado do grupo de investigação - Centro de Estudos Trandisciplinares para o Desenvolvimento ( CETRAD).
Diretora de Serviços no Instituto Superior de Engenharia do Porto desde 2007 com responsabilidade pelas áreas Jurídica, Planeamento, Qualidade e Avaliação.
Anteriormente foi coordenadora do gabinete jurídico do Instituto para a Gestão das Lojas do Cidadão (atual AMA) em Lisboa e técnica superior jurista no Instituto Nacional de Administração em Oeiras. Foi formadora do módulo Código do Procedimento Administrativo integrado no projeto “Valorização Técnica Orientada para a Administração Escolar” durante vários anos, sendo formadora habilitada com CAP.
Fez o curso de Formação Avançada em Gestão Pública (FORGEP). Foi membro de diversos júris de concursos públicos. Foi conferencista em diversos seminários nacionais e internacionais tendo trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais. Os seus interesses de investigação focam-se na área do Direito Administrativo em particular no Urbanismo e Ambiente e na área do Desenvolvimento Sustentável, com enfoque na Agricultura Urbana e no Desperdício Alimentar.

Alexandra Ribeiro
Susana Isabel Almeida Campos, residente em Vila Real.
Licenciada em Engenharia Biotecnológica no Instituto Politécnico de Bragança, pós-graduada em Análises Laboratoriais na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) Portugal, mestre em Ciências Económicas e Empresariais pela mesma universidade, doutorada em Desenvolvimento, Sociedades e Territórios, no Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD).
Possui ainda o certificado de competências pedagógicas (CCP), e várias formações certificadas na área de gestão de empresas e marketing agroalimentar.
Anteriormente, teve cargos de gerência ligados ao ensino. Trabalhou na área de controlo de qualidade alimentar. Lecionou na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Foi membro da equipa de investigação do INTERACT (Integrative Research in Environment, Agro-Chains and Technology) na linha de investigação BEST (Bioeconomy and sustentability) desde 2016 a 2019.
Fez investigação no projeto PIMA (Programa Integrado de Monitorização Ambiental) da Albufeira do Baixo Sabor, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Integrou também a equipa de trabalho no projeto Europeu “SDGs Labs – make de SDGs our business”(Sustainable Development Goals) financiado pela União Europeia ao abrigo dos programas Erasmus +KA (Knowledge Alliances).
Atualmente, integra a equipa de trabalho do projeto Embrace, European Corporate Social Entrepreneurship Curriculum, Erasmus+ Programme - KA2, na Universidade do Porto.
Os seus interesses na área de investigação passam pela bioeconomia, desenvolvimento sustentável e marketing agroalimentar.
r.

Susana Campos
Marcos Cesar dos Santos – idade: 59 anos – nacionalidade: Brasileiro
Posição Atual: Professor Adjunto 2 - vinculado ao curso de Administração da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, campus de Porto Velho (desde - Fev/2011), aluno de Doutoramento em Desenvolvimento, Sociedades e Territórios na Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD - Portugal.
Mestre em Administração pela Universidade Federal de Rondônia PPGMAD/UNIR (Jun/2010). Bacharel graduado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (1982). Pós graduado com especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2002).
Possui experiência na área de Administração pública e privada, como gestor e docente; atuando na docência do ensino superior (2º Ciclo) e pós graduações nas seguintes áreas: Teoria Geral da Administração, Administração de Marketing, Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais, Desenvolvimento de Projetos, Logística e Empreendedorismo. Atuou como gestor em órgãos públicos: Diretor Administrativo e Financeiro na Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril do Estado de Rondônia - IDARON (2004-2007) e Diretor de Recursos Humanos na Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2013-2016).
Atualmente é investigador em GEITEC/UNIR no contexto da Inovação Organizacional e CETRAD/UTAD - Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento, no estudo da sustentabilidade.
.

Marcos Santos
Conselho Fiscal
Micael Queiroga dos Santos, solteiro, natural de Genebra (Suíça) e residente em Vila Real (Portugal).
Licenciado em Economia e mestre em Ciências Económicas e Empresariais na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) Portugal. Encontra-se neste momento a finalizar o doutoramento em Desenvolvimento, Sociedade e Territórios na mesma universidade.
Desde setembro de 2016 que se encontra como investigador no Projeto INNOVINE&WINE na UTAD, na categoria de bolseiro, onde desenvolve investigação sobre eficiência produtiva no setor vitícola no Norte de Portugal. É membro do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento, onde efetua várias publicações científicas. Para além destas tarefas principais tem participado desde 2016 como assistente convidado da UTAD, onde lecionou e continua a lecionar unidades curriculares da área de Economia. Anteriormente também já estagiou no antigo Banco Espírito Santo (atual Novo Banco).
Os seus interesses de investigação passam essencialmente pela área da economia como: comércio internacional, eficiência produtiva e sustentabilidade. No entanto, encontra-se na GgFA porque também tem interesse por projetos de economia social, ambientais e alimentares, de forma a promover uma maior sustentabilidade, equidade social e estilos de vida mais saudáveis.

Micael Santos
Nuno André Pinto de Sousa, residente em Vila Real.
Licenciado em Economia na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) Portugal, mestre em Gestão pela mesma universidade. Possui ainda o certificado de competências pedagógicas (CCP), e várias formações certificadas na área de liderança, gestão de negócios e recursos humanos.
Anteriormente, trabalhou no setor bancário português, em duas instituições nacionais, onde desenvolveu atividades financeiras e de investimento. Foi membro da equipa de pesquisa do DOUROTUR (Turismo e desenvolvimento tecnológico na região do Douro), integrado no CETRAD da UTAD, onde desenvolveu pesquisas e estudos científicos sobre a procura e oferta turística na região do Douro.
Atualmente, é bolseiro de investigação no Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD), com responsabilidades na gestão, financiamento e desenvolvimento de estudos científicos.
Os seus interesses na área de investigação passam pelo turismo, gestão, comportamento e partilha.

Nuno Sousa
José Luís Morais Boura, residente em Vila Real.
Licenciado em Comunicação e Multimédia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) Portugal, possui ainda o certificado de competências pedagógicas (CCP antigo CAP).
Em 2017 formou a sua própria empresa juntamente com a sua sócia, a CMYK Informática & Design, para além de empresário é também formador no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) em cursos ligados à Multimédia.
Tem como interesses áreas ligadas à Tecnologia, Web Design e Informática e competências que tem vindo a desenvolver e a aplicar ao longo do seu percurso profissional.

Luís Boura
Assembleia Geral
Filipa Margarida da Eira Jorge, natural de Vila Real.
Licenciada em Gestão pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, mestre em Ciências Económicas e Empresariais e doutorada em Desenvolvimento, Sociedades e Territórios, pela mesma Universidade.
Desde 2016 desenvolveu trabalho como bolseira de investigação no Projeto DOUROTUR, no qual inseriu a sua investigação de doutoramento. Nos últimos anos letivos, foi docente convidada da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, período durante o qual lecionou Unidades Curriculares da área da Gestão.
Atualmente é membro do INESCTEC.
Os seus interesses de investigação focam-se nas áreas do marketing, empreendedorismo e gestão estratégica, em particular na utilização e valorização de ferramentas de marketing digital bem como na adoção de novas tecnologias para conseguir atingir objetivos de marketing.

Filipa Jorge
Joana Isabel Facote dos Santos, Natural de Vila Real.
Licenciada em Comunicação e Multimédia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) Portugal, possui ainda o certificado de competências pedagógicas (CCP antigo CAP).
Em 2017 formou a sua própria empresa juntamente com o seu sócio a CMYK Informática & Design, para além de empresária é também formadora no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) em cursos ligados à Multimédia.
Tem como interesses áreas ligadas às artes, ao design e Marketing Digital, competências que tem vindo a desenvolver e a aplicar ao longo do seu percurso profissional.

Joana Santos
Rosângela Soares
Bacharel em Administração pelo Centro Integrado de Ensino Superior de Alegrete. Formação Pedagógica - habilitação Contabilidade e Custos_CIESA/Alegrete; Especialista em Educação_ URCAMP/Bagé; Formação continuada em PROEJA pelo IF Farroupilha - Campus São Vicente do Sul; Mestra em Desenvolvimento, área de Concentração: Gestão de Organizações e Desenvolvimento pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul_UNIJUÍ/Brasil.
Atualmente doutoranda em Desenvolvimento, Sociedades e Territórios da Escola de Ciências Humanas e Sociais (ECHS) e membro integrado não doutor do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro_UTAD/PT. Através do Programa IACOBUS, esteve durante 2 meses na Universidade de Santiago de Compostela-Campus Terra/ES para realizar atividade de pesquisa com Grupos de Consumo de Lugo.
Docente efetiva, do eixo gestão, no Instituto Federal Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos/RS/Brasil. Orientou 12 trabalhos de conclusão de curso de graduação. Publicou 2 artigos em revistas especializadas. Participou de diversos eventos nacionais e internacionais. Membro dos grupos de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas Econômicas, Sociais e Institucionais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (GEPESI – CPLP) e Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica de Júlio Castilhos (NEA Arapuá).
Atua na linha de pesquisa redes alimentares alternativas e agricultura orgânica, especialmente a relação consumidor & agricultor no contexto das Community-supported agriculture (Agricultura Apoiada pela Comunidade) – CSA.
